sexta-feira, 29 de março de 2013

Programa de Curso (POE)


(Leia atenciosamente a proposta do curso. Vá até o item 9 e clique na "Apresentação" e depois na "Aula 1"). 

1. Ementa

A arte de escrever poesia. Técnicas de descrição a partir da metaforização. Construção processual de imagens e tematização. Uso da observação e abstração.  


2. Objetivos do curso


Na área dos conhecimentos:


- desenvolver a cultura estética e literária da arte de escrever pela reflexão da cultura brasileira;

Na área das habilidades: 

- descrever diferentes situações pelo uso da perspectiva, da observação e da abstração;
- fazer comparações entre duas ou mais situações;
- fazer tematizações acerca de determinadas situações pelo uso da abstração.

Na área de formação das atitudes:

- redefinir a perspectiva de espiritualidade cristã sobre o sagrado a partir do entendimento com a experiência do aluno.

3. Justificativa do curso no desenvolvimento humano

Mediante os exercícios de observação e abstração, o(a) aluno(a) terá condições de descrever sentimentos, percepções e sínteses através da linguagem de forma lúdica, racional e literária. 


4. Metodologia de ensino 


Exercícios e indicações de sites através deste blog. Não usarei nenhuma plataforma específica. Recursos totalmente midiáticos. 


5. Avaliação


A avaliação é cumulativa e contínua, por meio dos exercícios de construção de textos poéticos. Em cada final de unidade, haverá espaço para avaliação dos textos produzidos.

6. Bibliografia básica


ANDRADE, Carlos Drummond. Sentimento do mundo. São Paulo: Companhia de Bolso, 2013.
BAKHTIM, M. Problemas da Poética de Dostoiévski. 3. ed. Traduzido por Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

7. Bibliografia complementar

ANDRADE, Carlos Drummond. Poesia completa. Rio de janeiro: Nova Aguilar, 2002.
BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e obra. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996.
BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 1997.
HEIDEGGER, Martin. "A questão da técnica". In: Ensaios e conferências. Tradução de 
Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 2002.
_________. Língua de tradição e língua técnica. Tradução de Mário Botas. Lisboa: 
Passagens, 1999.
HÖLDERLIN, Friedrich. Poemas. Tradução de Paulo Quintela. Coimbra: Atlântida, 1959.
NETO, João Cabral de Melo. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Tradução de Mário da Silva. Rio de 
Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 
PLATÂO. "O banquete". In: Os pensadores. Tradução de José Cavalcante de Souza. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
QUINTANA, Mário. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005

8. Periódicos e links (webgrafia)


9. Cronograma das aulas


Unidade 1: Introdução à arte de escrever poesia

Nesta unidade, você estudará as técnicas de observação e abstração para descrever objetos, pessoas, sentimentos e situações em diferentes perspectivas.


Aula 3: Temas

Aula 4: Produção de sentido

Aula 5: Produção de poesia (1)

Unidade 2: A metáfora como método estético do poeta

Nesta unidade, você assimilara o uso da metáfora como método de construção poética.

Aula 6: Metáfora viva

Aula 7: Metáfora e pensamento

Aula 8: Metáfora e poiésis

Aula 9: O mundo das metáforas

Aula 10: Produção de poesia (2)

Conclusão