sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Feliz Natal

Tão comigo?
Com certeza muitos amigos e amigas vão se lembrar desse jargão, costumeiramente usado por mim nas aulas e nos bate-papos. É por isso que certos trocadilhos acabam ficando famosos, tais como: “gente boa”, “animais, animais, não vos desanimais”, “oh, fuzarca”, “oi, irmãozinho, tudo certinho em sua vida” ou ainda “ah, irmãzinha, isso é só um probleminha que o Paizinho lá de cima já vai dar um jeitinho”. Tudo é contribuição da linguística para ilustrar nossa fala. São jargões do Antonio Carlos Barro, do Júlio Zabatiero, da Sueli Silva e da missionária Rúbia, entre outros não citados. E para, de fato, estar comigo, dou minhas notícias!

ACONTECIMENTOS DE 2011

Despedida da FTSA (Dezembro/2010)

Pode parecer ontem, mas foi dia 30/11/2010 meu ultimo dia de trabalho na Faculdade Teológica Sul Americana. Muita correria! Tive que usar o poder dos super gêmeos e desativar meu apartamento, empacotar os livros e apostilas. Depois, peguei somente o necessário, fiz as malas e viajei para o aeroporto em São Paulo. Cheguei em Orlando, na Flórida, no dia 16/12/2011.
A FTSA tem me feito muita falta. A sala de aula é o meu tropós (lugar sagrado), e os alunos, os santos. Para mim, o momento do ensino e da aprendizagem é divino. O milagre da restauração e da redenção humana é realizado paulatina e continuamente através do saber. E é por meio de nós que Senhor ministra aos corações e às mentes o conhecimento libertador.

Adrenalina do medo ludoterápico

Fiquei em Orlando até o dia 7 de janeiro de 2011. Por três semanas, juntamente com o Pastor Arthur Pessoa, Valéria Barreto e  João Arthur, pude desfrutar do cotidiano de uma igreja de imigrantes brasileiros. Lembro-me de nossas celebrações de fim de ano na New Hope Presbyterian Church de Ocoee. Também recordo de alguns brinquedos adrenalísticos dos parques da Disney. Quem gostaria de ser engolido por um dinossauro T-Rex de 15 metros de altura, cair dessa mesma altura  e presenciar um banho. Ou ainda, ficar cara-a-cara com os personagens da Vida de Insetos, ou ainda, nos cinemas 4D do Homem Aranha, do Nemo, além dos animais adestrados. Sem falar da beleza arquitetônica do castelo do Harry Porter.

E tão logo cheguei à Flórida, já fui contemplado com o inverno rigoroso. Por uma semana, intermináveis chamadas noticiárias fluíam a cada cinco minutos: Flórida Freezing (Flórida Congelando).

Chegada à Trinity International University (07/01/2011)

Dia 07 de janeiro cheguei à Universidade Internacional Trinity. Pertence à Igreja Evangélica Livres dos EUA. É um ambiente agradável, amigável, acadêmico, excelente estrutura para pesquisa. Fiz amizade com quase toda a comunidade. De imediato, matriculei-me em duas disciplinas (teria que fazer três, mas a grana estava curta). Cada disciplina acontece em sistema modular de duas semanas intensivas. Mas as produções acadêmicas são entregues em três sessões: pré, durante e pós-disciplina. Cada disciplina abrange cerca de 3000 a 3500 páginas de leitura e de 3 a 5 monografias cada. Com exceção do primeiro semestre, o aluno é avisado dois meses antes da aula sobre as exigências. E dois meses depois do último dia de aula, todos os trabalhos devem ser entregues. Há, sim, o sistema de extension (prorrogação), a partir do qual muitos alunos utilizam tal mecanismo.  Para mim, o problema não é a pesquisa ou a produção em si, mas escrever em inglês (os professores exigem muita qualidade das monografias tanto para norte-americanos como para os internacionais).

Mais chegado que um irmão! 

 
É maravilhoso compartilhar como Deus traça na história as linhas de convergência. Maravilhoso ainda é saber que a fraternidade e a sororidade cristãs são eternas ao fazerem reais as convergências. Jamais pensei em poder sentar junto com o César e a Amanda e compartilhar um delicioso café e os bate-papos usuais à roda do Uno, Porco, Leréia, entre outros. Sim, o César também está na Trinity. Ele e a Amanda são mais que irmãos. É família




Dignidade pelo estudo e também pelo trabalho
Já estive nos EUA antes (junho/2003-julho/2004), em cuja época obtive meu Mestrado em Teologia. Naquela época, minha bolsa de estudos era integral. Dessa vez, precisei de várias ajudas para fazer o doutorado. Sou grato a Deus pelos meus alunos e alunas que participaram desse projeto. E também aos amigos próximos, companheiros de ministério e à FTSA. Aqui na Trinity, consegui duas outras instituições para juntarem-se ao montante. E, para complementar o que falta tenho trabalhado 11 horas por semana na biblioteca. Estudos nos EUA é muito caro, mesmo para os norte americanos. Os empregos de tempo parcial são relevantes e necessários, pois eles ajudam-nos a superar o marasmo da academia e fortalecer- nos como estudantes trabalhadores. É interessante essa cultura do trabalho parcial. Muitos aqui me perguntam “What is your work today?” (Qual é o seu trabalho para hoje?). Eles não esperam que a resposta seja sobre o trabalho (emprego), pois o entendimento que eles têm é que o estudo é o trabalho! Que bom ser dignificado também pelo estudo.

Futuro, promessas e fidelidade

Meu doutorado tem a duração de quatro anos. Na Trinity, internacionais, geralmente, fazem em cinco. Vamos ver como vai ser meu desempenho! O problema não são as leituras e relatórios (research), mas, sim, a produção escrita (writing). Os EUA é o país das oportunidades para os que têm valor e querem contribuir com alguma coisa! Há muitas oportunidades – esse é o motivo porque muitos acabam ficando. Tudo depende do grau de compromisso (commitment) que cada aluno tem com suas origens: família, emprego, ministério, igreja, etc. Também é interessante que aqui não precisamos com maior freqüência procurar emprego, pois é comum grandes universidades virem atrás do candidato desde sua jornada no programa de estudos. Eu tenho minhas origens, conheço o meu chão (teologia). Honestamente não tenho promessas e sou fiel ao chamado, mas, confesso, tenho um futuro profundamente conectado à educação.


Recomendações 

Hoje é natal, o nascimento de Jesus Cristo. Feliz Natal para todos. Que cada um de meus amigos e cada uma de minhas amigas, em todas as dimensões de relação, sejam imensamente alcançados pelo espírito do “evangelion” (boas novas), aquela notícia que nos faz parar e refletir sobre o maior campo missionário: nossas próprias vidas. Queridos e queridas, cada um de vocês tem uma grande contribuição em minha formação. Isso é cristianismo.







Tão comigo? Eu estou com Deus! 
(Enio 1:1)






Feliz Natal

Enio Caldeira Pinto
2065 Half Day Road T-2076
Deerfield, IL 60015
USA