segunda-feira, 6 de junho de 2011

Viver pela fé. Devocional em Judas 3-4

(Esse é um sermão, mas serve também como estrutura de devocional).

Texto: Judas 3-4
TEMA: Vida e Fé Cristãs
TÍTULO: Viver pela Fé
PROPOSIÇÃO: O cristão vive pela fé quando passa pela experiência de conversão a Cristo, quando liga-se ao testemunho dos santos e quando assume uma voz profética;

INTRODUÇÃO


S.A. A fé cristã consiste em que, aceitando Cristo como Salvador, vivemos a verdadeira justiça segunda a vontade de Deus.

Desde a encarnação de Cristo, a fé cristã vem sendo divulgada como um novo paradigma da criação. Deus, criador e soberano Senhor do cosmos, tem projetado em seu Filho Jesus a recriação de uma nova humanidade. Essa humanidade tem a sua pré-história pautada nas culturas primitivas do tribalismo, cujo símbolo da fé é o patriarca Abraão: Abrão creu e isto foi lhe imputado para a justiça (Gn ); tem também a sua história no movimento profético, entre eles Habacuque que afirma “o justo viverá pela fé”; e tem na contemporaneidade da igreja primitiva pelo processo de justificação, cujo teólogo é o apóstolo Paulo.
No período da Reforma, a fé ganha um contexto de sistematização doutrinária e princípio de vida cristã. Lutero expõe, com a teologia da cruz, o cristão à prática da fé que doa, sofre e conquista; Para Calvino, a fé participa ativamente de uma mentalidade que transforma, cria e dá-nos dimensões de um novo mundo, o sacramentum mundi.
No século XVI e XVII, o racionalismo acendeu a busca da razão como critério de conhecimento. A fé foi reduzida aos filósofos e teólogos mais preocupados nas teorias físico-químicas do que na experiência da fé e do amor cristão. Embora esse momento representou numa intelectualização da fé, muitos ainda asseguraram o fervor de um coração avivado, de uma mente renovada e de uma paixão pelas missões.
Mas são nos movimentos pietista e fundamentalista que há casamento mais preocupante para a fé cristã. De um lado, concebemos a fé ligada à observância de usos e costumes da cultura judaica, européia e norte-americana como fontes de uma espiritualidade bíblica. No entanto, estávamos sendo “copistas” e não sendo transformados pelo Espírito de Deus. E, por outro lado, há a ridicularização da fé cristã; sem um culto racional, acéfalo, sem cabeça, pescoço, pernas braços e pé. São esses movimentos que nos influenciaram a um viver pela fé sem viver pela lógica da Palavra de Deus. Não somente os movimentos hereges, mas aqueles que “disfarçados de cordeiros” têm adentrado ao rebanho do Senhor.
Nessa noite eu convido todos a observar o contexto do viver pela fé, da segurança que temos depositado em Cristo.

Judas, identificado como servo de Jesus (v.1) possui um caráter autenticamente judaico. Há uma preocupação muito acentuada em preservar a tradição judaica e os princípios éticos. Sua denúncia é contra os falsos mestres que estavam presentes nas diversas comunidades judaico-cristãs do século I. Sua pastoral é para que pelejemos pela fé, vivamos diligentemente pela fé que nos alcançou.

Vejamos três compreensões do Viver pela Fé:


1. A FÉ ESTÁ LIGADA À EXPERIÊNCIA DE CONVERSÃO A CRISTO (v.3a)

Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação; foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco;

1. Judas enfrenta um perigo à sua frente: os falsos mestres
    (a) a comum salvação pode ser entendida como o momento único da experiência, mas a Exegese do texto nos permite entender a vivência;
                Erlebniz (vivência)
                Erfahrung (experiência)
    (b) a metanóia é o contexto do viver pela Fé;
                (il) Paulo na estrada de Damasco;
                Nessa casa de profetas, os alunos não devem sentir-se temerosos quanto ao ensino dado; a fé de nossos alunos é vista não pelas expressões de espanto sobre idéias e conceitos colocados por nossos professores, mas pela expressão única de não saberem que a fé deve estar ligada à experiência de conversão;


2. A FÉ ESTÁ LIGADA AO TESTEMUNHO DOS SANTOS (v. 3b)

exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.

1. Judas encoraja os cristãos a viver pela fé batalhadora. O contexto é do Império  Romano que dominava a Ásia e Oriente Médio.
(a) o viver pela fé é testemunhar (martiria)
     Poder de Deus (Atos 1:8)
     Contexto dos heróis da Fé (Hebreus 11)
Promessa: (1) tem certeza das promessas de Deus; (2) age segundo as promessas de Deus;
Poder: (1) está confiante no poder de Deus; (2) percebe a vontade de Deus;
Disposição: (1) considera Cristo sobre tudo; (2) vence tremendas desvantagens;
2. O testemunho apostólico é o padrão para a Igreja
    (a) Ecclesia fidei, Ecclesia sanctorum. Somos a ecclesiae martirium
    (b) a Igreja é um Corpo
                (il) La iglesia: fuerza del Espiritu (Moltmann)
    (c) A Igreja permanece no testemunho da fé em Cristo
           (il) II João 7-9 ler
    (c) Jesus é o padrão do martírio;
                (il) obelisco, estátua, monumentos etc
                Nunca houve monumento da cultura que não fosse monumento da barbárie (W.B)

3. A FÉ ESTÁ LIGADA À VOCAÇÃO PROFÉTICA

Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.

1. A Igreja Cristã Brasileira vive a crise da vocação profética
Na política, todos se vendem por um voto (Amós “vendem o pobre por um par de sandálias);
Na economia, pastores são flagrados em excursões ao exterior às custas dos fiéis; (Paulo diz que poderia usar das ofertas levantadas, mas não o fazia);
Na religião, mega-igrejas são construídas para provar o poder do povo (Gn – Babel, descerei e confundirei a língua do povo)
Na educação teológica, instituições tem distorcido a vocação do cristão ditando lugar, hora, e cadeira que seminaristas têm de sentar. (Is e eis que ouvi a voz dos céus que dizia, ...)
E nos profetas e profetisas de plantão
V.M.; R.R.; missionários (Globo) etc.
(a) Quem perde somos nós, igreja que não sabe para onde ir;
     (il) Precisamos de profetas que dêem a cara pra bater, que nos dirijam;
                (il) Igreja sem profeta é o mesmo que país sem presidente; FMI
(b) a graça de Cristo é barateada, um artigo descartável; não compreendem a justificação pela fé em Cristo

2. A Igreja pode recuperar a sua voz profética, dentro do contexto da fé
   (a) os falsos profetas já estão condenados;
   (b) Não há lugar para estes
   (c) A Igreja é profética porque se situa também no âmbito da fé. Ela é uma comunidade que se reúne com a finalidade de expressar a fé do grupo. É a multidão que depositou toda a confiança em Cristo Jesus e o fez seu Senhor. A comunidade dos fiéis se registra na história quando reconheceu em Cristo a esperança viva da vinda do Messias. Mas a todos os que o receberam, deu-lhes poder de serem filhos de Deus. a saber os que crêem em seu nome (João 1:12) e Quem nele crê, não é julgado; quem não crê, já está julgado, porque não creu no nome do Filho unigênito de Deus (3:36; comp.5:24).

CONCLUSÃO
Viver pela fé é compreender que ela:
Está ligada à conversão;
Está ligada ao testemunho
Está ligada ao vocação profética