domingo, 26 de fevereiro de 2017

Serviço carismático

A fé exerce uma influência, ou até mesmo dominação, sobre cada um de nós, por causa da adesão feita a Jesus Cristo. Deve-se considerar a fé como o carisma (dom) cuja força induz todos os fiéis à compreensão da promessa, ao exercício da obediência e ao cumprimento da missão. A fé, mais que qualquer outro dom, é o fio condutor de energia divina para todos os receptores da esperança na volta do Ressuscitado, da variedade de serviços prestados ao socorro integral da vida humana, e, graciosamente, da ação redentora de toda a criação.

É claro que este controle é uma ação do Espírito Santo sobre os que creem, afinal confiar é uma exigência divina somente para os habitados pelo Espírito dele. Neste sentido, o Pneuma capacita os fiéis através do ensino escriturístico, normativo e histórico acerca dos valores do reino de Deus. Ele também age sobre a memória (consciência), em análise de confronto, para que, em cada ação (agir, fazer, pensar) haja atitudes santificadas por Ele. O Espírito é quem separa as ações que cada agente irá utilizar para que, definitivamente, o desígnio divino seja cumprido. Não é uma ação randômica (aleatória), mas sistemática. Todo agir do Espírito sobre as pessoas se encontra dentro de um sistema carismático, cuja finalidade é conduzir o(a) fiel à mente de Cristo e glorificar o Pai. Qualquer menção, ainda que declare “em nome do Espírito”, fora do sistema carismático torna-se charlatanismo, pseudonomismo e, drasticamente, heresia.

Deixando de lado as terminologias, pois para os católicos o mais comum é 'carismático', devido ao movimento carismático, e para os evangélicos, o termo mais comum é avivamento, segue-se que a compreensão sobre a ação do Espírito Santo sobre a estrutura eclesiástica é discutível sim, mas não negada. Seja como for, existe sim um sistema que diz respeito aos ministérios da igreja cristã. O sistema carismático é a base de toda e qualquer ação missionária da fé cristã. Não existe outro. Há os que leem passagens bíblicas sobre os dons, tais como Romanos 12, 1 Coríntios 12-14 e Efésios 4, e, literalmente, advogam esta lista de carismas como os ministérios a serem desenvolvidos pela comunidade. E, de fato, é isto mesmo. Melhor ainda, se cada comunidade conseguisse tornar a igreja também carismática, além de seus membros. Isto mesmo! A igreja é um organismo que precisa também ter as suas estruturas de funcionamento e de organização alcançadas pela ação do Espírito. A igreja caminha na força do Espírito na medida em que ela é totalmente carismática.

Os carismas são presentes divinos, concedidos à humanidade por Deus. Eles se referem às capacitações divinamente doadas, às aquisições de habilidades específicas e às competências proféticas e pastorais, além dos inúmeros talentos agregados. Os dons são serviços oferecidos e executados para o resgate da criação de Deus. Eles são infinitos! Não existe exatidão em suas performances, afinal são soberanamente decididos por Deus. Os dons são respostas às necessidades emergenciais do mundo. Se entendidos desta maneira, cada comunidade é um presente para o bairro, para a cidade e para o mundo.

De certa forma, as áreas temáticas, descritas em ambientes universitários, deveriam também ser indicadoras da atuação missionária da igreja cristã. Estas oito áreas temáticas (comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, trabalho), certamente, inovariam a estrutura organizacional de ministérios de cada comunidade, de tal forma que cada uma delas iria repensar as necessidades do cotidiano. Há regiões que não precisam de evangelização (entendida como anúncio da salvação), mas de trabalho. Outras não precisam de profecia (entendida como visão e sonhos), mas de denúncias de agressão e violência à criança e à mulher. O que dizer a respeito de uma região que não precisa de intercessão (entenda-se reunião de oração), mas de socorro imediato por meio dos agentes da saúde, pois tal região está infestada pelo mosquito da dengue? Enfim, repensar os serviços a partir das áreas temáticas não é loucura, é uma alternativa pastoral para conduzir as ações ministeriais da igreja para a cidade.


Espera-se que, além dos serviços convencionais, tradicionalmente existentes nas comunidades, possam agora reformarem-se, a fim de que se elas tornem-se em ministérios mais efetivos e transformadores. A fé cristã é sim muito dinâmica e está sempre em constante movimento. Ela não deve ser um conteúdo de especulação, de dogmatismos insalubres, de pregações inférteis, de populismo sem oposição e de preferências teológicas. A fé cristã é um serviço gratuito às pessoas que necessitam da graça de Deus para compreender o amor, a salvação e a esperança. Todos os que congregam com este sentimento submetem-se obedientemente à carismatização do Espírito, e, consequentemente, contribuem para a renovação da fé.