segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Teologia do Batismo

Introdução


Nesse estudo iremos entender como o batismo é um mecanismo de inserção, um ritual de passagem a partir do qual o indíviduo é socialmente feito participante do grupo, saindo de um estágio ou nível e passando para outro.

O batismo cristão, feito pela presença da água, é a representação cúltica, simbólica e imagética, da inserção do indíviduo no corpo físico de Cristo, a igreja denominacional.

1. Animação

Assistir ao vídeo introdutório de O Rei Leão 1, na voz de Ivete Sangalo "O ciclo da vida". Assista de uma única vez.
2. Cenas

Agora que você assistiu à introdução, utilize o pause segundo a indicação do tempo das cenas.
0:32
O surgimento do sol matinal é um anúncio da convocação mundial. Ouve-se um grito, voz audível de convocação. A voz é uma convocação. A consciência é um tipo de som que nos convoca, convoca ao compromisso. Todos os animais são conscientes da convocação, sabem que têm que obedecer ao chamado. Erguem a cabeça ao sol, sinalizando a direção a seguir: todos, nas suas devidas atitudes e possibilidades correm, voam, rastejam, pulam à reunião.
Temos momentos de convocação, dos mais simples aos sofisticados: o despertador, intimação, reconhecimento, prêmios, etc.
0:59
Os animais em aglomerações se dirigem à direção do grande encontro. É a peregrinação da criação. As "subidas ou degraus" são sempre entoados, sempre anunciando a alegria de ir à Grande Festa.
As peregrinações (procissões) representam a presença do povo, a força como comunidade, a força social de uma nação. Seja desde os mais pequenos (formigas) quanto aos maiores (elefantes). Na grande convocação, não há distinção entre as classes sociais. Todos devem estar presentes.
E a igreja? Qual a representação da peregrinação de nossas comunidades?
2:06 
Aqui, o postião (mensageiro oficial) vem trazer a notícia ao rei. É o arauto anunciando que alguém muito especial está a caminho! Observe que o pássaro faz o protocolo de submissão, indicando que a missão fora cumprida. Em resposta, o rei faz continência de aprovação e gratidão.
2:28
O sacerdote é esperado com expectativa por todos. Ele é respeitado e admirado. O rei o abraça, são "compadres". Sacerdote e Líder são autoridades perante o povo.
Há uma relação muito forte sobre o pastor itinerante, de casa em casa, ele sempre é esperado como autoridade.
2:48
Doravante o sacerdote adminsitra o ofício da unção, da consagração e da apresentação do filho do rei. É o batismo. A água da fruta (coco) e a areia representam a origem e o fim das criaturas.
3:34
É o climax do batismo: a aclamação de que o leãozinho faz parte da família real. Ele fora ungido para fazer parte do ciclo de liderança. Os demais animais aceitam o batismo e anunciam de que ele é seu futuro rei. Aos 4:00 minutos os céus se abrem e uma luz resplandece sobre o leãozinho: "Este é o meu filho amado, em quem me comprazo".

3. Reflexão

Em sua opinião como podemos entender o batismo como prática de inserção no convívio cristão?
Em quais situações um indivíduo é impedido de participar do batismo?
Formas batismais são relevantes para a inserção de alguém no grupo?