terça-feira, 9 de julho de 2013

Parafraseando o Mishpat e a Tsadiq




(1) Naqueles dias derramarei o meu Espírito sobre o gigante do Sul. Quando meu Espírito estiver sobre todos os habitantes, então farei o gigante acordar e se levantar. Ao se por em pé, todos os demais povos verão quão poderoso é o povo que tem o meu Espírito. 

(2) Meu povo é longânimo e benigno, mas os seus líderes são corruptos. Os que formulam as leis têm-se vestido de falsidade para praticar violência sobre os trabalhadores. Eles já foram condenados, mas continuam no poder. Eles convertem a verdade em mentira, a justiça em imunidade política, o bom senso em discursos demagogos. (3) A motivação deles é cheia de ganância, votam leis porque são gratificados pelos empresários e comerciantes. E justificam suas ações porque dizem ser representantes do meu povo. Eles cairão porque sou Eu, o Deus Altíssimo, que represento meu povo.

(4) Os juízes também são ardilosos em seus julgamentos. Eles até demonstram ações visíveis para o povo, no entanto têm criado uma proteção para todos os magistrados. O povo tem acreditado que eles são como deuses, que jamais poderão ser julgados. As reformas de suas casas têm sido pagas pelas taxas do povo. (5) Eles não são dignos dos títulos que têm. Deveriam exercer o direito e administrar a justiça para si mesmos, então seriam dignos do meu Espírito de sabedoria e juízo. Eles se apoiam no direito de seus concursos e funções, mas eu revelarei a prática de suas provas. Todos cairão, porque novos juízes escolherei para liderar meu povo. 

(6) Pela primeira vez, coloquei uma mulher para governar o meu povo. Fiz isso em honra aos que sofreram exclusão. Ela quis praticar o bem, mas associou-se à prática do mal. Para liderar, tem pago altos preços aos legisladores. Eu mesmo pedi que ela ensinasse o meu povo, protegesse os pobres e curasse os enfermos. (7) Mas ela não me obedeceu e começou a construir casas. Os teus súditos próximos, ó rainha do Sul, voam em pássaros alados prateados, mas o meu povo tem que pagar para ir de uma cidade a outra. Então mandarei um único pássaro meu, que destruirá a todos no ar. (8) Eles desaparecerão em bola de fogo no céu. Todos verão o sopro destruidor de minha ira. Naqueles dias, ó rainha do Sul, não conduzirás mais o meu povo. Mas serei fiel ao meu povo, e uma outra mulher escolherei para conduzir o meu povo. 

(9) Tenho um juízo sobre os guardiões e soldados que têm ferido o meu povo. Eles têm matado o povo porque nunca aprenderam a preservar a vida. Em cada sangue derramado e em cada fôlego de vida expirado, eu requererei a sentença de morte para os malfeitores. Farei vingança sobre os que ferem o meu povo. (10) Atingirei os chefes de segurança e eliminarei as caveiras de seus braços. Quem pegar arma contra o meu povo, eu exterminarei do meu reino. Naqueles dias, enviarei soldados celestiais cujas asas lançarão luzes que fulminarão a todos. Então as famílias do meu povo serão gratas a mim e eles não precisarão de mais guardiões. 

(11) Minha ira será derramada sobre todos os sacerdotes e todas as sacerdotisas, todos os profetas e todas as profetizas e todos os obreiros e todas as obreiras. Nenhum deles será poupado e nenhuma delas será libertada. (12) Eles deviam ensinar o povo sobre meus estatutos e minha vontade. Antes, aderiram a princípios alheios à minha mensagem: realizaram milagres que não ordenei, subiram aos montes para falar comigo onde jamais habitei, falavam de curas que jamais eu iria realizar e prometiam riquezas que nunca eu iria produzir. (13) Assim como fiz com Moisés, meu servo, aplicarei a mesma sentença para eles. Nenhum deles será recompensado e não receberá galardão.

(14) Eis porque não falei mais em sonhos aos meus profetas e também não dei visões às profetizas. Eu Cobri os olhos de todos, raspei-lhes a barba dos homens e cortei os cabelos das mulheres para que não representem. (15) Então fiz meu Espírito descer sobre todo o povo e fi-lo sair de suas casas e ir às grandes procissões para mostrar às demais nações a minha vontade. (16) Meu povo aprendeu o que é profetizar. Meu povo manifestou a minha justiça e os meus designios. Meu povo reconheceu o sacrifício do meu Filho. Meu povo entendeu a minha graça. Eis que estarei com o meu povo para sempre.

(17) Por isso, farei purificação ao meu povo. Trarei uma nação maior e mais poderosa do que a do meu povo para que entre na terra do meu povo e use força contra meu povo. Nenhuma nação irá tocar meu povo ao ponto de feri-lo ou exterminá-lo. (18) Somente deixarei que entrem, usem força e se tornem espias contra meu povo. Então meu povo entenderá definitivamente quem é o inimigo. (19) O sinal do meu reino na terra do meu povo será enfraquecido, porque falsos profetas e profetizas surgirão dizendo ter chegado o fim. Mas eu estarei com o meu povo e destruirei para todo o sempre a grande nação inimiga. 

(20) Esta é a minha palavra, este é o meu oráculo.