segunda-feira, 8 de abril de 2013

O milagre do arrependimento. Devocional em Isaías 15:1-9

O MILAGRE DO ARREPENDIMENTO 
Isaías 15:1-9

Proposição: 

Através da autêntica profecia, pode-se crer na possibilidade de redenção humana, pois o arrependimento é conseqüência de um ministério de milagres!

S.A. (Sentença de Aproximação):

O arrependimento não é um ato mágico, instantâneo. É, sim, um autêntico milagre de transformação na vida humana.

Introdução:

- Contexto sócio-histórico de Isaías
            Injustiça, corrupção e idolatria
            A destruição de Moabe
            O desejo de intercessão feita pelo profeta Isaías
            O gênero de profecias:           
a) Oráculo de salvação / libertação
b) Oráculo de juízo / condenação
c) Oráculo de ação simbólica (representações)

S.T. (Sentença Transitória)

Vejamos algumas fases do milagre de arrependimento

I – O ARREPENDIMENTO É UMA POSSIBILIDADE DA FÉ EM CRISTO

1) Isaías vê a destruição de Moabe pela Assíria como conseqüência

a. A confiança na soberba e jactância moabita
b. A idolatria falsifica a prática da verdadeira justiça

2) A fé (crer, acreditar, confiar) é uma realidade

a. Potencialidades
b. Possibilidades
c. Probabilidades

3) Os Reformadores revigoraram a fé como prática de arrependimento

a. Calvino – fides quae creditur
b. Lutero – sola crux nostra theologia est
c. Física-quântica: “A fé é a prática do arrependimento”

(Ilustração)

Arrepender-se significa crer que é possível ser transformado. Por ex.: sociedades européias do século XVI.

II – O ARREPENDIMENTO GERA TRANSFORMAÇÃO INTEGRAL

1) Isaías percebe que as colunas dos templos moabitas serão ruínas

a. Postes-ídoles como ostentação da auto-proteção
b. Cosmovisão dos moabitas em relação à Judá

2) O ministério metanóico (conversão) do Espírito Santo em nós é tríplice:

a. Convencer: do pecado, da justiça e do juízo
b. Confessar: prática de espiritualidade de conscientização e emancipação (início da libertação, oração)
c. Santificar: a mudança é através do corpo, alma e espírito. Há uma tônica da santidade como resultado do arrependimento humano.

3) O arrependimento nos liga a Deus (aspecto semântico da religião)

a. O sentido espiritual do arrependimento
b. O comprometimento cristão à prática do arrependimento
c. A criatura se conectando com o Criador

(Ilustração)

Telefone do céu é a oração; a santidade é o arrependimento

III – O ARREPENDIMENTO É UM MILAGRE SOCIAL

1. A cultura bíblica do AT é comunitária, solidária, festiva. O aspecto individual sempre é entendido como comunitário (povo, ´Ishra‘El).

a. Se o meu povo que se chama pelo Meu nome...
b. O avivamento de Israel foi sempre por meio de adoração comunitária (festas)
c. Famílias são as chaves de transformação em uma sociedade... Há os desafios das novas instituições urbanas para promover a redenção social

2. Jesus Cristo veio buscar e salvar o perdido ... de cidade em cidades... = o ministério urbano de Jesus

a. Os estilos de vida contemporâneos precisam ser revisitados:
     A) Através da prática de direito, justiça e paz
     B) Através do exercício da Shalom (saúde integral da cidade é a saúde das famílias)
b. A espiritualidade cristã como disciplina e não propriamente como “obrigação”:
     A) liberalidade e proatividade para que o milagre aconteça
     B) lealdade e praticidade (discernimento e sabedoria)

3. A liderança pastoral é chamada a liderar o ministério da transformação social

a. Através da vida cristã
    A) Metanóia (conversão, testemunho e arrependimento)
    B) Santidade (separação, ética e compromisso)
    C) Espiritualidade (envolvimento sem contaminação)
b. Através de Parcerias
    A) A igreja/comunidade vista em perspectivas multidisciplinares
    B) A igreja/comunidade como agência sócio-educadora-transformadora
    C) A igreja/comunidade como pastora de vidas urbanas  (A igreja na cidade)

Conclusão

A vida cristã é referência de um milagre de arrependimento!

1. A vida de trabalho como possibilidade do arrependimento (testemunho)

a. Trabalho como representação de nossa gratidão
b. Relacionamento com os diversos tipos de trabalho (manual, relacional e intelectual)
c. Relacionamento com os diferentes tipos de pessoas (comportamentos e culturas)

2. A vida de devocional religamento com Deus

a. Prática de meditação (leitura e estudo dirigido da Palavra)
b. Prática de oração (leitura prévia = oração pelo país), oração como milagre
c. Prática de confissão

3. A vida de acadêmico como milagre

a. As mentes são transformadas através dos conceitos, definições e ensinamentos (teologia)
b. As práticas dialógicas (participações por meio de diálogos) são libertadoras
c. O ministério de um(a) aluno(a) é exemplarmente o do milagre do arrependimento

Não mudamos a sociedade, mudamos a nós mesmos e, consequentemente, outros próximos a nós.