O MILAGRE DO ARREPENDIMENTO
Isaías 15:1-9
Proposição:
Através da autêntica profecia, pode-se crer na possibilidade de redenção humana, pois o arrependimento é conseqüência de um ministério de milagres!
S.A. (Sentença de Aproximação):
O arrependimento
não é um ato mágico, instantâneo. É, sim, um autêntico milagre de transformação
na vida humana.
Introdução:
-
Contexto sócio-histórico de Isaías
Injustiça, corrupção e idolatria
A destruição de Moabe
O desejo de intercessão feita pelo
profeta Isaías
O gênero de profecias:
a) Oráculo
de salvação / libertação
b) Oráculo
de juízo / condenação
c) Oráculo
de ação simbólica (representações)
S.T.
(Sentença Transitória)
Vejamos algumas fases do milagre de arrependimento
I
– O ARREPENDIMENTO É UMA POSSIBILIDADE DA FÉ EM CRISTO
1) Isaías
vê a destruição de Moabe pela Assíria como conseqüência
a. A
confiança na soberba e jactância moabita
b. A
idolatria falsifica a prática da verdadeira justiça
2) A fé
(crer, acreditar, confiar) é uma realidade
a. Potencialidades
b. Possibilidades
c. Probabilidades
3) Os
Reformadores revigoraram a fé como prática de arrependimento
a. Calvino
– fides quae creditur
b. Lutero
– sola crux nostra theologia est
c. Física-quântica:
“A fé é a prática do arrependimento”
(Ilustração)
Arrepender-se
significa crer que é possível ser transformado. Por ex.: sociedades européias
do século XVI.
II
– O ARREPENDIMENTO GERA TRANSFORMAÇÃO INTEGRAL
1) Isaías percebe que as colunas dos
templos moabitas serão ruínas
a. Postes-ídoles como ostentação da
auto-proteção
b. Cosmovisão
dos moabitas em relação à Judá
2) O ministério metanóico (conversão) do
Espírito Santo em nós é tríplice:
a. Convencer: do pecado, da justiça e do
juízo
b. Confessar:
prática de espiritualidade de conscientização e emancipação (início da
libertação, oração)
c. Santificar: a mudança é através do
corpo, alma e espírito. Há uma tônica da santidade como resultado do
arrependimento humano.
3) O arrependimento nos liga a Deus
(aspecto semântico da religião)
a. O sentido espiritual do arrependimento
b. O
comprometimento cristão à prática do arrependimento
c. A criatura se conectando com o Criador
(Ilustração)
Telefone
do céu é a oração; a santidade é o arrependimento
III
– O ARREPENDIMENTO É UM MILAGRE SOCIAL
1. A cultura bíblica do AT é comunitária,
solidária, festiva. O aspecto individual sempre é entendido como comunitário
(povo, ´Ishra‘El).
a. Se o meu povo que se chama pelo Meu
nome...
b. O
avivamento de Israel foi sempre por meio de adoração comunitária (festas)
c. Famílias são as chaves de transformação
em uma sociedade... Há os desafios das novas instituições urbanas para promover
a redenção social
2. Jesus Cristo veio buscar e salvar o
perdido ... de cidade em cidades... = o ministério urbano de Jesus
a. Os estilos de vida contemporâneos
precisam ser revisitados:
A) Através da prática de direito, justiça e
paz
B) Através do exercício da Shalom (saúde integral da cidade é a
saúde das famílias)
b. A
espiritualidade cristã como disciplina e não propriamente como “obrigação”:
A) liberalidade e proatividade para que o
milagre aconteça
B) lealdade e praticidade (discernimento e
sabedoria)
3. A liderança pastoral é chamada a liderar
o ministério da transformação social
a. Através da vida cristã
A) Metanóia (conversão, testemunho e
arrependimento)
B) Santidade (separação, ética e
compromisso)
C) Espiritualidade (envolvimento sem
contaminação)
b. Através
de Parcerias
A) A igreja/comunidade vista em
perspectivas multidisciplinares
B) A igreja/comunidade como agência sócio-educadora-transformadora
C) A igreja/comunidade como pastora de
vidas urbanas (A igreja na cidade)
Conclusão
A vida cristã é referência de um milagre de arrependimento!
1. A vida de trabalho como
possibilidade do arrependimento (testemunho)
a. Trabalho
como representação de nossa gratidão
b. Relacionamento
com os diversos tipos de trabalho (manual, relacional e intelectual)
c. Relacionamento
com os diferentes tipos de pessoas (comportamentos e culturas)
2. A vida de devocional religamento com Deus
a. Prática de meditação (leitura e estudo
dirigido da Palavra)
b. Prática de oração (leitura prévia =
oração pelo país), oração como milagre
c. Prática de confissão
3. A vida de acadêmico como
milagre
a. As mentes são transformadas através dos conceitos,
definições e ensinamentos (teologia)
b. As práticas dialógicas (participações
por meio de diálogos) são libertadoras
c. O ministério de um(a) aluno(a) é exemplarmente o do milagre do arrependimento
Não
mudamos a sociedade, mudamos a nós mesmos e, consequentemente, outros próximos
a nós.