terça-feira, 9 de abril de 2013

O ministério de intercessão pela cidade. Devocional em Ezequiel 27:1-36



O MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO PELA CIDADE
Ezequiel 27:1-36
Ênio Caldeira Pinto
Devocional 
                                                                                
Temas: Oração, intercessão, missão e pastoral urbana, profecia (oráculo)

Proposição: Como comunidade cristã, somos chamados a interceder pela cidade e profetizar a respeito das atuações política, econômica e social.

S.A.: A cidade é o que a comunidade cristã que nela está inserida é! (ECP) 

INTRODUÇÃO

Literária: o bloco literário que trata dos julgamentos sobre as nações gentílicas (25:1-32:32)

a) Capítulo 26: O julgamento sobre Tiro
b) Capítulo 27: A lamentação sobre Tiro
c) Capítulo 28: O príncipe e o rei de Tiro

Histórica:

a) Ezequiel descreve Tiro como grande potência.
b) Cidade (ilha) fortificada, invencível, comércio marítimo estável e acúmulo de riquezas (ano 600 a.C.)
c) A crítica é porque Tiro é auto-suficiente e egoísta (opulência de sua potência) frente ao império babilônico

Teológica:

a) A denúncia é sobre um tipo de sociedade consumista e materialista, enriquecendo os poderosos (BeP)
b) Lamento é um tipo de queixa, choro. Nesse trecho é um tipo de documento que descreve o estilo de vida social dos fenícios (habitantes de Tiro). Em última análise, pode-se classificá-la como oração intercessória ao sentir-se exigido pela prática pastoral diante de uma sociedade em decadência.

1. A vida devocional é o de intercessão (em todos os sentidos)
2. A prática litúrgica dá-nos oportunidades de intercessão pela cidade
3. A missão urbana resume-se na tarefa de “a cidade é a nossa paróquia” (parafraseando João Wesley)
4. Jesus, nos Evangelhos, também fez lamentos por Jerusalém

S.T.: Vejamos três denúncias proféticas a partir das quais faz-se necessário um ministério de intercessão pela cidade

I – A INTERCESSÃO DENUNCIA A OPULÊNCIA DA RIQUEZA ILÍCITA (v. 1-11)

1. A metáfora é de um grande navio de luxo (vive do comércio)
2. A complexidade desse lamento é que Tiro é um tipo de návio de luxo:
    
a) Cujas fortunas são comercializadas pelo mar com navios “perfeitos”
b) Cuja tripulação são constituídos de remadores (Sidônia e Arvad), de pilotos (sábios de Tiro), sábios (os que consertavam os estragos, “Todos os navios do mar e seus marinheiros faziam comécio com vocês”), guerreiros dos exércitos

3. Não se deve vangloriar-se do tipo de qualificação alcançada se essa é decorrente de corrupção ou enriquecimento ilícito.

4. Um oráculo de juízo (condenação) deixa claro o tipo de pecado cometido pelos líderes da cidade. No entanto, um lamento queixa-se sobre o preço pago para manutenção do tipo de pecado.

5. A missão cristã é a de resgatar a cidade para o Senhor (politeuesthe, portar-se como cidadão da pólis)

6. Denúncias sobre as ênfases na cidade “disfarçadas” pela riqueza ilícita:

a) Educação (informação, especialização e cidadania)
b) Saúde (alimentação, controle de epidemias e endemias, imunizações)
c) Segurança (integridade física, moral e mecanismos de lazer)

(Ilustração) O empobrecimento do campesinato a posteriori do governo salomônico

II – A INTERCESSÃO DENUNCIA O TIPO DE COMÉRCIO MATERIALISTA E CONSUMISTA (v. 12-25)

1. Esse tipo de estrutura textual é como se fosse uma litania, ou seja, Tiro descreve a rede de seus parceiros comerciais e seus produtos são estrategicamente descritos

2. Uma característica marcante do lamento, os empréstimos para o seu tom sombrio, é a completa falta de criação, Deus nem é mencionado no oráculo

3. Apesar de alguns detalhes obscuros e nomes de lugares incertos, a força do lamento é bastante clara: por todo o seu esplendor e, apesar de sua riqueza, Tiro está condenada.

4. A madeira vem das regiões correspondentes ao moderno Líbano (Senir é ao norte do monte Hermon) e as Colinas de Golã (Bashan).

5. Os mercantes termina com Társis, provavelmente no sul da da Espanha, o que implica que o comércio de Tiro se estendia ao longo de toda a extensão do Mediterrâneo.

6. Os nomes Javã, Tubal, Meseque e são os primeiros encontrado como filhos de Jafé, em Gênesis 10:2 (repetido em 1 Crônicas 1:5):

(a) Mas no tempo de Ezequiel os nomes significavam regiões geográficas, talvez povoadas por descendentes daqueles homens.
(b) A importação primária dos nomes aqui é para significar a lugares distantes com as quais Tiro fez negócios.
(c) Mais especificamente, "Javan" (! W "yu" Yawan) era um nome coletivo do AT para a Grécia ou os gregos (o mesmo termo hebraico é traduzido como "Grécia" em Daniel 8:21; 10:20, 11:2; Zc. 9:13).
(d) "Tubal" refere-se a Tabal antiga, no que é agora a Turquia central (na província da Capadócia nos tempos do NT).
(e) "Meseque" refere-se a um povo conhecido na literatura grega como os Moschoi, que se estabeleceram em uma área na borda sudeste do Mar Negro (parte nordeste da Turquia moderna).

7. Bete-Togarmah estava localizada na região de Carquemis e Harran.

(Ilustração)
Ministério do comércio exterior (diplomacias)
I Coríntios 6:12-25 – jugo desigual

III –  A INTERCESSÃO DENUNCIA O FIM TRÁGICO DE UMA NAÇÃO INJUSTA (v. 26-36)

1. A imagem é de um naugrágio. A perda trágica no mar, Tiro é destruída (O naufrágio de Tiro). (26-27)

a) naufrágio é sucumbir às tempestades
b) naufrágio é solidão
c) naufrágio é o tempo de empobrecimento rápido

2. O lamento emerge dos marinheirs sobre o naufrágio (queda) (28-32)

a) gritos associados às plagas (não há expectativa de salvação-esperança)
b) cobrem as cabeças de poeira e rolam nas cinzas (desespero!)
c) aflição e luto 

3. Tudo culmina em um lamento dentro de outro lamento (33-36)

a) a queda não é somente a perda das riquezas, mas da possibilidade de produzir qualquer produto
b) empobrecimento total e incapacidade de manutenção da vida
c) aniquilamento para sempre

(Ilustração)
Misericórdia é a única ferramenta que a igreja tem para reverter a decisão de aniquilamento de uma cidade. 
A destruição de Sodoma e Gomorra (Gn)

CONCLUSÃO 

1. Denunciar o juízo sobre a cidade que não anda segundo a vontade de Deus
2. Anunciar a salvação mediante a possibilidade de redenção em Cristo Jesus
3. Proporcionar ministérios de redenção da cidade
    a) Educação
    b) Testemunho e serviço
    c)  Diaconia