O MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO PELA CIDADE
Ezequiel 27:1-36
Ênio Caldeira Pinto
Devocional
Temas: Oração, intercessão, missão e pastoral urbana,
profecia (oráculo)
Proposição: Como comunidade cristã, somos chamados a
interceder pela cidade e profetizar a respeito das atuações política, econômica
e social.
S.A.: A cidade é o que a comunidade cristã que nela
está inserida é! (ECP)
INTRODUÇÃO
Literária: o bloco literário que trata dos julgamentos
sobre as nações gentílicas (25:1-32:32)
a) Capítulo 26: O
julgamento sobre Tiro
b) Capítulo 27: A
lamentação sobre Tiro
c) Capítulo 28: O
príncipe e o rei de Tiro
Histórica:
a) Ezequiel
descreve Tiro como grande potência.
b) Cidade (ilha)
fortificada, invencível, comércio marítimo estável e acúmulo de riquezas (ano
600 a.C.)
c) A crítica é
porque Tiro é auto-suficiente e egoísta (opulência de sua potência) frente ao
império babilônico
Teológica:
a) A denúncia é
sobre um tipo de sociedade consumista e materialista, enriquecendo os poderosos
(BeP)
b) Lamento é um
tipo de queixa, choro. Nesse trecho é um tipo de documento que descreve o
estilo de vida social dos fenícios (habitantes de Tiro). Em última análise,
pode-se classificá-la como oração intercessória ao sentir-se exigido pela
prática pastoral diante de uma sociedade em decadência.
1. A vida
devocional é o de intercessão (em todos os sentidos)
2. A prática
litúrgica dá-nos oportunidades de intercessão pela cidade
3. A missão urbana
resume-se na tarefa de “a cidade é a nossa paróquia” (parafraseando João
Wesley)
4. Jesus, nos
Evangelhos, também fez lamentos por Jerusalém
S.T.: Vejamos três denúncias proféticas a partir das quais faz-se necessário um
ministério de intercessão pela cidade
I – A INTERCESSÃO DENUNCIA A OPULÊNCIA DA RIQUEZA
ILÍCITA (v. 1-11)
1. A metáfora é de um grande navio de luxo (vive do comércio)
2. A complexidade desse lamento é que Tiro é um tipo de návio de luxo:
a) Cujas fortunas são comercializadas pelo mar com navios “perfeitos”
b) Cuja tripulação são constituídos de remadores (Sidônia e Arvad), de pilotos
(sábios de Tiro), sábios (os que consertavam os estragos, “Todos os navios do
mar e seus marinheiros faziam comécio com vocês”), guerreiros dos exércitos
3. Não se deve vangloriar-se do tipo de qualificação alcançada se essa é
decorrente de corrupção ou enriquecimento ilícito.
4. Um oráculo de juízo (condenação) deixa claro o tipo de pecado cometido
pelos líderes da cidade. No entanto, um lamento queixa-se sobre o preço pago
para manutenção do tipo de pecado.
5. A missão cristã é a de resgatar a cidade para o Senhor (politeuesthe, portar-se
como cidadão da pólis)
6. Denúncias sobre as ênfases na cidade “disfarçadas” pela riqueza ilícita:
a) Educação (informação, especialização e cidadania)
b) Saúde (alimentação, controle de epidemias e endemias, imunizações)
c) Segurança (integridade física, moral e mecanismos de lazer)
(Ilustração) O empobrecimento do
campesinato a posteriori do governo
salomônico
II – A INTERCESSÃO DENUNCIA O TIPO
DE COMÉRCIO MATERIALISTA E CONSUMISTA (v. 12-25)
1. Esse tipo de estrutura textual é como se fosse uma litania, ou seja, Tiro
descreve a rede de seus parceiros comerciais e seus produtos são
estrategicamente descritos
2. Uma característica marcante do lamento, os empréstimos para o seu tom
sombrio, é a completa falta de criação, Deus nem é mencionado no oráculo
3. Apesar de alguns detalhes
obscuros e nomes de lugares incertos,
a força do lamento é bastante clara:
por todo o seu esplendor e, apesar de
sua riqueza, Tiro está condenada.
4. A madeira vem das
regiões correspondentes ao
moderno Líbano (Senir é ao norte do monte Hermon) e as Colinas de Golã (Bashan).
5. Os mercantes termina com Társis, provavelmente no sul da da Espanha, o que implica que o comércio de Tiro se estendia ao longo de toda a
extensão do Mediterrâneo.
6. Os nomes Javã, Tubal, Meseque e
são os primeiros encontrado como filhos
de Jafé, em Gênesis 10:2 (repetido em 1 Crônicas 1:5):
(a) Mas no tempo
de Ezequiel os nomes significavam regiões geográficas, talvez povoadas por descendentes
daqueles homens.
(b) A importação primária
dos nomes aqui é para significar a lugares distantes com as
quais Tiro fez negócios.
(c) Mais especificamente, "Javan"
(! W "yu" Yawan) era um
nome coletivo do AT para a Grécia ou
os gregos (o mesmo termo hebraico
é traduzido como "Grécia" em
Daniel 8:21; 10:20, 11:2; Zc. 9:13).
(d) "Tubal" refere-se
a Tabal antiga, no que é agora a Turquia central (na
província da Capadócia nos tempos do NT).
(e) "Meseque" refere-se
a um povo conhecido na literatura
grega como os Moschoi, que
se estabeleceram em uma área na borda
sudeste do Mar Negro (parte nordeste da Turquia moderna).
7. Bete-Togarmah estava localizada na região de Carquemis e Harran.
(Ilustração)
Ministério do comércio exterior (diplomacias)
I Coríntios 6:12-25 – jugo desigual
III – A INTERCESSÃO DENUNCIA O FIM TRÁGICO DE UMA
NAÇÃO INJUSTA (v. 26-36)
1. A imagem é de um naugrágio. A perda trágica no mar, Tiro é destruída (O naufrágio de Tiro). (26-27)
a) naufrágio é sucumbir às tempestades
b) naufrágio é solidão
c) naufrágio é o tempo de empobrecimento rápido
2. O lamento emerge dos marinheirs sobre o naufrágio (queda) (28-32)
a) gritos associados às plagas (não há expectativa de salvação-esperança)
b) cobrem as cabeças de poeira e rolam nas cinzas (desespero!)
c) aflição e luto
3. Tudo culmina em um lamento dentro de outro lamento (33-36)
a) a queda não é somente a perda das riquezas, mas da possibilidade de produzir qualquer produto
b) empobrecimento total e incapacidade de manutenção da vida
c) aniquilamento para sempre
(Ilustração)
Misericórdia é a única ferramenta que a igreja tem para reverter a decisão de aniquilamento de uma cidade.
A destruição de Sodoma e Gomorra (Gn)
CONCLUSÃO
1. Denunciar o juízo sobre a cidade que não anda segundo a vontade de Deus
2. Anunciar a salvação mediante a possibilidade de redenção em Cristo Jesus
3. Proporcionar ministérios de redenção da cidade
a) Educação
b) Testemunho e serviço
c) Diaconia