domingo, 10 de março de 2013

Pastorucação Condiscipular Formativa


Você pode até pensar diferente, só não pode negar a proposição
Quem se associa ao emergente, muitas vezes esconde a corrupção
Ninguém fica rico com o trabalho decente, apenas come o que tem à mão
É pobre, honesto e temente. Jamais se assemelha à prostituição

Pastor rico só tem um caminho: aquele que se vendeu ao dinheiro
Mamon é o seu deus. Prega prosperidade ao mundo inteiro
Desafia os fiéis à cura milagrosa, enganando-os com os demônios
É frustração bem desastrosa, quando reúne-se nos pandemônios

Bispo rico só tem um caminho: aquele que se rendeu ao poder
Templo é o seu teatro. Constrói catedrais e aluga cinemas
Vicia a platéia com correntes tentadoras. Em todas, há de comprometer
Se não funcionar, você é que não tem fé, criando-lhe mais dilemas

Apóstolo rico só tem um caminho: aquele que se perdeu na identidade
Comparação é o seu status. Iguala-se aos grandes personagens bíblicos
Muitas vezes, desejam ser o Messias. Pensam que salvam a humanidade
Sua pregação é bem midiática, recurso bem usado em atos idílicos

Que tal ser discípulo, seguidor apenas? Evitando ser mercenário
Discípulo-pastor é reconhecido pelo desprendimento. Sempre é operário
Discípulo-bispo é eleito pela experiência. Estuda pelo sermonário
Discípulo-apóstolo é escolhido para a missão. Converge-nos no Calvário

Que pena termos tantos títulos para líderes evangélicos!
Não contentes com a estrutura das denominações
Alegam encontros com o Divino, falsos relatos psicodélicos
Na verdade sofrem de graves erros de insubordinações

Quando será que dirigentes vão entender sobre o mal da religião?
Ser líder não é ser pastor, mas, sim, exercer a difícil visão
Seguir o Mestre com amor. Isso, de fato, é ser carismático
Cuidado com o dito religioso político. Esse, meu Deus, é bombástico

Tenho uma proposta de liderança serviçal. Arrogante admito
Ninguém pode ser ordenado pastor, sem pré-requisito:
Curso vernacular secundário, seguido de mais duas línguas. Eu insisto
Curso teológico universitário, versado em urbanismo. Eu alisto
Experiência missionária transcultural [fora do país]. Eu assisto
Trabalho comunitário voluntário, integralmente social. Eu permito
Regência educacional obrigatória, peda e andragógica. Eu dirijo.
E após tudo isto, o aspirante será ordenado. Eu tenho dito.
Candidatos ao pastorado, não desanimem. Eu solicito
É pena que cursos rápidos não admitem. Eu com isso lido
A má formação e qualidade do líder. Eu não viso

Se pastor é transformador de vidas, porque ainda há morosidade?
Não seria a inexperiência da idade, cuja veracidade é a mocidade?
Ou talvez seja, hoje, consequência do caos na cidade?
Pastores ladrões logrando a ingenuidade com vil atrocidade?

Não é uma crise de vocação, nem de profissão. É de qualificação
Sem pano-de-fundo, sem berço, sem forte convicção
Querem profetizar sem estudar, querem pregar sem persuasão
São favelados da teologia, da história e da tradição
Hoje pastor, amanhã ladrão. Não sou eu quem digo, é o ancião:
Cuidado, há um garanhão comendo ovelhas e não é o lobão!