sexta-feira, 22 de março de 2013

Quero ser gente!




Música é a composição harmoniosa de ruídos. Encanta aos ouvidos porque tais sons levam-nos da nostalgia à euforia, da alegria à acedia. Motiva-nos, também, aos remelexos corporais - afinal o que seria a dança sem a música?

Já o poema, ah o poema, esse, sim, é a música d´alma, a música dos sentimentos. A humanidade deveria ler poemas para aprender a ser gente. Poemas ensinam sobre o valor da vida como romance: a epopéia das relações, as odes das tragédias, a rapsódia da política, enfim, os amores de perdição e salvação!
É o poema que exerce sobre nós o domínio de nos fazer reflexivos e críticos.
As MPBs deveriam ser recategorizadas, não quanto ao gênero, mas, sim, quanto ao conteúdo. Quem dá valor à poesia, sabe fazer essa classificação. Quem escolhe é aquele que aspira ser ente.
O que é a poesia além da música?
O que é a música sem a poesia?
O que é a música com a poesia?
O que é a poesia?

Roupa Nova possui músicos poéticos! Traduzem o que a letra quer enfatizar para a música. E ai, despreocupados com o mecenato, produzem (do latim, poer), fabricam o poema com a música.
Poesia é isso: musicar os sentimentos da vida.

E os cânticos espirituais (corinhos) de nossas comunidades? - Não respondo porque teria que excluir muitos deles... Sabem o porquê das comunidades cantarem corinhos? É porque precisam animar o corpo, enquanto a alma fica por conta das palanfrarias sermonárias. Se lêssemos, cantássemos, a poesia bíblica, seríamos cristãos poéticos - transformadores de vidas.