terça-feira, 5 de março de 2013

Quero com o verso o ar

Não quero papo - é só atraso. Ninguém é de ferro
Aqui estou seguro - foi o acaso. Em ti jamais espero
Teu lero-lero é furo - nem me comprazo. Não te quero!
Se continuar, eu mudo - bem raso. Sou sincero

Por isso, despistei o enduro - criando prazo. Tudo interno
Corri em outro turno - com um trago. Vivi o tempo sempiterno
Fiz, sim, o percurso - usei só o laço. De um atalho hodierno
Sofrendo um surto - de puro amasso. Sentimento fraterno

Falar é curar-se das amigas incompreensões e desilusões
Escrever é registrar o caminho percorrido pelas emoções
Publicar é compartilhar das experiências e vivências às multidões
Dialogar é interagir nas relações afetivas nas diferentes situações

O isolamento é um ato de conversar consigo mesmo - é necessário
Vive-se a esmo da ferida que proibe a alma revelar-se - como adversário
Só um bom amigo é que pode ajudar, empatizando-se - é temerário
Une-se a nós, em alma e espírito, compreendendo-nos - como confessionário

A alma liberta-se das angústias quando entra em relação transacional
Identifica-se os objetos dessa relação e dá-se início ao processo libertacional
Eu estou OK, você está OK, eu não estou OK, você não está OK - tudo é relacional
Conversa como confissão é poder para a verdadeira libertação - sensacional!

Pena que as práticas de aconselhamento são mais exorcismos pela apelação
Fazem oração, mas não como conversação - eu julgo aqui muita aberração
De líder que não é terapeuta, nem taumaturgo da alma. É pura ludibriação
Porque conduz a pessoa à indevida asserção de doutrina como prisão

Inaugura-se, em inúmeras comunidades, o culto da libertação
Com todo respeito, tenho que ser sincero: está errada essa intenção
Curar-se da alma leva-se tempo, de sessão para sessão, com supervisão
Conversação é o método que tais cultos não abrem espaço de atuação

Há diferença entre um sermão de edificação e de cura
Não que haja paúra entre líderes que estão à procura
A todo custo, a igreja crescer sem carismática estrutura
Essa é a dinâmica atual de uma comunidade vivendo loucura

Liderar é influenciar pessoas para haver governabilidade
Curar é ouvir e dialogar com os indivíduos para que haja liberdade
Pastorear é cuidar das almas e ajudá-las na sociabilidade
Esse é o sentido de todos os que vivem em comunidade e na cidade

O Espírito nos cura com o verso de seu ar. É a saúde de ser e estar
Por isso desde o Antigo Testamento, a verdade de Shalom é curar
Não se cura só pessoas. É preciso também as estruturas sociais sarar
Com ações justas, eirenéticas* para que todos venham saber gozar

Que neste mundo conversar é libertar!

(*do grego eirene, ministério da paz, pacificar, pacífico)